XXVI Congresso Brasileiro de Zootecnia/ZOOTEC2016 XXVI Congresso Brasileiro de Zootecnia/ZOOTEC2016

11, 12 e 13 de Maio de 2016
Santa Maria, Rio Grande do Sul



Universidade Federal de Santa Maria

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está localizada no estado do Rio Grande do Sul. O campus está localizado no bairro Camobi, km 9, rodovia RS-509, onde se realiza a maior parte das atividades acadêmicas e administrativas.

A instituição possui duas agências bancárias; uma do Banco do Brasil e uma da Caixa Econômica Federal, doze lancherias e dois Restaurantes Universitários, Biblioteca Central, com 92.535 volumes (livros e teses), Bibliotecas Setoriais, com 63.783 volumes (livros e teses), Hospital-Escola, com 335 leitos, Hospital Veterinário e Farmácia-Escola Comercial, Museus e Planetário.

A UFSM oferece, ainda, área residencial, mediante cadastro socioeconômico realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, com a capacidade para alojar até 1.805 estudantes, embora tal disponibilidade dependa de alguns fatores. Além da moradia, os alunos cadastrados podem pleitear auxílio transporte, alimentação, ensino de língua estrangeira, bolsa de assistência e monitoria remunerada. Devido à existência desta universidade, a cidade de Santa Maria é conhecida como Cidade Universitária.

Visualizar mapa.


Santa Maria

Nossa cidade

Santa Maria está entre as cinco maiores cidades do Rio Grande do Sul. Segundo a história, os índios minuanos e tapes foram os primeiros habitantes da cidade, que foi criada a partir de acampamentos que demarcaram terras entre Portugal e Espanha, em 1797.
Hoje, a cidade é conhecida por abrigar uma dos maiores centros de ensino do país, a Universidade Federal de Santa Maria, a UFSM.

A cidade que já abrigou um dos maiores contingente militar do Brasil, atualmente se destaca no setor terciário, em especial no comércio. Por estar situada em uma região cercada por morros, ela também é conhecida como Santa Maria da Boca do Monte.


Nossa cultura

Santa Maria possui grande diversidade cultural. Por ser uma cidade universitária, ela reúne várias formas de pensar e ver o mundo. Abaixo, confira um pouco dos vários espaços culturais que a cidade oferece.


Basílica Nossa Senhora da Medianeira

Inaugurada em 1985, a Basílica de Nossa Senhora Medianeira, padroeira do RS, realiza, no segundo domingo do mês de novembro, a sua romaria estadual.

Avenida Nossa Senhora Medianeira, 631. Nossa Senhora Medianeira.

Calçadão Salvador Isaia

Popularmente chamado de Calçadão de Santa Maria, o calçadão é o principal ponto comercial da cidade. Chamado de shopping a céu aberto, o lugar também serve de ponto de encontro para os santa-marienses, principalmente os jovens.

Centro de Santa Maria

Casa de Memória Edmundo Cardoso

Constituída por um acervo com vários arquivos históricos, bibliográfico e museológico, no qual serve a comunidade através do atendimento ao público e exposições referentes à história de Santa Maria. Edmundo Cardoso nasceu no Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Maria, em 1917 e tornou-se referência para a história e cultura santa-mariense.

Rua Pinheiro Machado, 2712. Centro.

Catedral do Mediador

Inaugurada em 1906, teve o reverendo Charles Segel como autor do projeto arquitetônico, que se inspirou no estilo gótico. A Igreja Anglicana foi elevada à Catedral em 1950 e sofreu obras internas em 1986 e 1993. A Catedral ainda possui janelas, vitrais e portas originais da época de sua inauguração.

Avenida Rio Branco, 890. Centro.

Catedral Diocesana

Inaugurada em 1909, apresenta uma arquitetura eclética, com elementos de vários momentos da história da arte, como o barroco e neoclássico. Em seu interior abriga afrescos do reconhecido artista italiano Aldo Locatelli.

Avenida Rio Branco, 823. Centro.

Planetário

Inaugurado em 14 de Dezembro de 1971 pelo reitor fundador da Universidade Federal de Santa Maria, Prof. José Mariano da Rocha Filho, o Planetário da UFSM está localizado junto ao campus da universidade e conta com uma cúpula circular hemisférica, onde se simula um céu artificial através de um sistema de projeção de estrelas.

Praça Santos Dumont. 45. Campus da UFSM.

Museu Vicente Pallotti

Inaugurado em 1935, o museu é considerado um dos maiores e mais completos do Rio Grande do Sul. Possui milhares de peças, classificadas em diversas seções: mineralogia, arqueologia, paleontologia, zoologia, iconografia, botânica, material bélico, antigüidades, arte e cultura indígena.

Avenida Presidente Vargas, 115. Bairro do Patronato.

Museu Gama D’Eça

Inaugurado em 1968, o museu reúne em seu acervo materiais didáticos paleontológicos, arqueológicos e históricos - que contam um pouco da trajetória da Universidade Federal de Santa Maria. Em 1981, incorporou ao seu acervo as peças do Museu Victor Bersani.

Rua do Acampamento, 81. Centro.

Theatro Treze de Maio

Inaugurado em 1890, possui arquitetura com estilo neoclássico. Já serviu como sede de um jornal, fórum e biblioteca pública, passando em 1992 por restaurações e adaptações. Hoje, o teatro realiza apresentações de espetáculos teatrais, danças e músicas.

Em frente à Praça Saldanha Marinho, centro da cidade.

Vila Belga

Foi o primeiro conjunto habitacional do estado. Possui 84 casas de arquitetura eclética - com elementos art noveau -, que serviram como moradia para os funcionários da empresa belga que explorava a estrada de ferro.

Rua Manoel Ribas - Santa Maria, RS. Centro


Coordenação

Universidade Federal de Santa Maria/Campus de Santa Maria Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Pampa Universidade Federal de Pelotas Instituto Federal Farroupilha/Campus de Alegrete Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus de Sertão

Promoção

Universidade Federal de Santa Maria Associação Brasileira de Zootecnistas

Apoio

CAPES Rede Poc Fapergs CRMV RS
MAPA Programa de Pós graduação de Zootecnia/UFSM Departamento de Zootecnia/UFSM Centro de Ciências Rurais/UFSM

Agência de Viagens Oficial

novahtur

Realização

Versa Agencia de Eventos